play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, inaugurou na última quarta-feira, dia 22 de novembro de 2023, a nova sede do Instituto Rio Metrópole (IRM), no Centro do Rio.

CD2O presidente do IRM, Davi Perini Vermelho, recebeu, além do Governador, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, os prefeitos e representantes dos 22 municípios que compõem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, deputados estaduais, vereadores e diversas autoridades metropolitanas.

"É muito importante que o IRM tenha cada dia mais vida própria. É uma instituição da nossa Região Metropolitana, onde o Governo do Estado, que o preside, é um dos entes. É muito importante esse caráter de coletividade. Precisamos discutir os problemas, as necessidades e os anseios de cada região. Conseguimos, assim, evoluir muito nos últimos três anos, mas sabemos que ainda temos muito a fazer",
destacou o Governador Cláudio Castro.

Pós o momento da cerimônia, se deu, então, o início da segunda Reunião do Conselho Deliberativo da RMRJ deste ano. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, aproveitou sua fala de abertura para frisar a importância do evento e dos presentes. O Governador ainda falou sobre a eficiência que o IRM vem apresentando sob a nova Gestão e sobre como a Integração da Região Metropolitana é o melhor caminho para solucionar problemas comuns encontrados nela.

Pós a abertura formal, o Chefe de Gabinete do IRM, Joaquim Portella, foi o encarregado da apresentação do Relatório Quadrimestral de maio a agosto do IRM. Na apresentação do documento, foram expostos os dados do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana (FDRM), tais como saldo, aplicação, entrada e saída de recursos.

Sobre os novos projetos apresentados, esses atuam em cima de questões ligadas ao transporte metropolitano, ao reaproveitamento resíduos descartados irregularmente na natureza, a modernização e aperfeiçoamento tecnológico das cidades da RMRJ, a atenção para questões climáticas e para melhorias na infraestrutura urbana. Todos os novos projetos apresentados foram aprovados por unanimidade pelos membros do Conselho Deliberativo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.