IRM presente na 10ª Reunião Ordinária da Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (CEDEMAR).

JC2

Na manhã do dia 28 de novembro, ocorreu a 10ª Reunião Ordinária da Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (CEDEMAR), na Fortaleza São João, na Urca. O evento reuniu autoridades, representantes de prefeituras e de órgãos interessados.

O Instituto Rio Metrópole esteve presente no encontro representado pela figura do Assessor de Mobilidade Jorge Cunha.

Entre as pautas tratadas na ocasião, houve uma exposição sobre o PEM (Planejamento Espacial Marítimo), que busca propiciar segurança jurídica às atividades desenvolvidas no ambiente marinho e aos investidores nacionais e internacionais, promover a exploração econômica sustentável e auxiliar na implementação das metas do ODS 14, visando à conservação e ao uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.

Alguns dos Grupos de Trabalho da Comissão também fizeram uma breve apresentação sobre os panoramas de suas atividades traçadas, discorrendo por metas a serem alcançadas e projeção de resultados, entre os Grupos de Trabalho da CEDEMAR, está o de Infraestrutura e Logística, Grupo do qual o IRM faz parte e é representado por Jorge Cunha.

A CEDEMAR ainda firmou, na ocasião, datas prévias sobre seus encontros em 2024, já projetando as atividades para o próximo ano, o evento teve, antes de seu encerramento, uma apresentação do Coordenador de Energia Nuclear, João Leal, sobre a formação do COMAR, um consórcio a ser formado com as 25 prefeituras litorâneas do Estado, explorando seus potenciais econômicos, gerando um melhor poder de direção.

A presença do IRM nesses eventos reitera o compromisso do Órgão com o desenvolvimento da Metrópole em todas as suas frentes, incluindo a economia do mar, da qual o Instituto busca se manter atuante e cada vez mais participativo, buscando parceiras e ações efetivas, sustentáveis e vantajosas para a região metropolitana.