play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Agência de fomento americana investe em projeto de transmissão de dados em alta velocidade para o Estado do Rio

O Instituto Rio Metrópole (IRM) assina, no próximo dia 16 de janeiro, contrato com a Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) para investimentos de até US$ 1 milhão no projeto Infovia Metropolitana, que tem como objetivo viabilizar a transmissão de dados, voz e imagens em alta velocidade, bem como implementar internet de banda larga capaz de atender a todos os municípios do Estado, promovendo a inclusão social e digital em massa.

O projeto foi um de mais de 20 apresentados à agência americana pela Subsecretaria Adjunta de Relações Internacionais da Secretaria de Estado da Casa Civil. O processo de seleção durou dois anos e o Infovia Metropolitana conseguiu captar um dos maiores valores já concedidos pela USTDA a um projeto na América Latina.

O convênio será assinado em Arlington, na Virgínia, entre a diretora-geral da USTDA, Enoh Ebong, e o presidente do IRM, Davi Perini Vermelho. A Infovia é uma iniciativa do Instituto apresentada na primeira reunião de 2023 do Conselho Deliberativo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), tendo sido aprovada, por unanimidade, pelo governador Cláudio Castro e pelos 22 prefeitos da RMRJ.

“Pessoas e empresas serão beneficiadas pela Infovia, tanto no setor público quanto na área privada. O Programa RJ Digital, cuja autoria é do governo estadual e tem como propósito desburocratizar e digitalizar a prestação de serviços, é um exemplo do que a Infovia pode ajudar a potencializar”, explica o presidente do IRM, acrescentando que atividades como trabalho remoto, ensino à distância e telemedicina poderão ser realizadas de maneira mais rápida e eficiente.

Outros projetos do IRM que demandam alta tecnologia também serão alavancados pela Infovia, que é o caso do Cinturão Metropolitano. O Cinturão visa agilizar e aumentar a fiscalização do transporte de cargas e, consequentemente, reduzir a circulação de produtos ilícitos – como armas e drogas –, a evasão fiscal e o roubo de veículos e mercadorias.

“Com uma sociedade cada vez mais integrada e conectada, os benefícios trazidos pela Infovia Metropolitana ultrapassarão as barreiras da Região Metropolitana e irão alcançar todo o estado do RJ”, avalia Davi Perini Vermelho.