play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

IRM formaliza acordo com USTDA para investimento em alta tecnologia

1_1

Agência de fomento americana irá realizar aporte de até US$ 1 milhão no estado do Rio

O Instituto Rio Metrópole (IRM) assinou, no último dia 17 de janeiro, contrato com a Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) para investimentos de até US$ 1 milhão no projeto Infovia Metropolitana, que tem como objetivo viabilizar a transmissão de dados, voz e imagens em alta velocidade, bem como implementar internet de banda larga capaz de atender a todos os municípios do estado, promovendo a inclusão social e digital em massa.

Inicialmente previsto para o dia 16, mas adiado em um dia devido às condições climáticas, o evento ocorreu em Arlington, na Virgínia, e iniciou com o diretor regional em exercício da USTDA, Keith Eischeid, dando as boas-vindas e fazendo as devidas apresentações. Logo após, foi a vez da diretora-geral da USTDA, Enoh Ebong, realizar comentários sobre o convênio, prosseguido de um discurso de agradecimento do presidente do IRM, Davi Perini Vermelho, e da assinatura do acordo de subvenção. Por fim, foi realizada a foto oficial do encontro, sucedida pela saída da delegação brasileira, que ainda contava com o diretor de desenvolvimento metropolitano do IRM, Franquis Dias, e o assessor da Subsecretaria Adjunta de Relações Internacionais da Secretaria de Estado da Casa Civil, André Souza.

“É fundamental desenvolver projetos como a Infovia Metropolitana, mas, tirá-los do papel é ainda mais importante para o desenvolvimento metropolitano. Com o aporte financeiro da USTDA, isso será possível. Além do mais, o reconhecimento de uma agência tão importante mostra que estamos no caminho certo e nos motivas a seguir em frente”, afirmou o presidente do IRM.

O que é a Infovia Metropolitana?

A Infovia é uma iniciativa do Instituto apresentada na primeira reunião de 2023 do Conselho Deliberativo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), tendo sido aprovada, por unanimidade, pelo governador Cláudio Castro e pelos 22 prefeitos da RMRJ. O processo de seleção do projeto, que foi um dos mais de 20 apresentados à agência americana pela Subsecretaria Adjunta de Relações Internacionais, durou dois anos, conseguindo captar um dos maiores valores já concedidos pela USTDA a um projeto na América Latina.

Pessoas e empresas serão beneficiadas pela Infovia tanto no setor público quanto na área privada. O Programa RJ Digital, cuja autoria é do governo estadual e tem como propósito desburocratizar e digitalizar a prestação de serviços, é um exemplo do que a Infovia pode ajudar a potencializar. Da mesma forma, atividades como trabalho remoto, ensino à distância e telemedicina poderão ser realizadas de maneira mais rápida e eficiente.

Outros projetos do IRM que demandam alta tecnologia também serão alavancados pela Infovia, que é o caso do Cinturão Metropolitano. O Cinturão visa agilizar e aumentar a fiscalização do transporte de cargas e, consequentemente, reduzir a circulação de produtos ilícitos – como armas e drogas –, a evasão fiscal e o roubo de veículos e mercadorias.

“Com uma sociedade cada vez mais integrada e conectada, os benefícios trazidos pela Infovia Metropolitana ultrapassarão as barreiras da Região Metropolitana e irão alcançar todo o estado do RJ”, conclui o presidente do IRM, Davi Perini Vermelho.

2_2