Governo do Rio de Janeiro participa de mais uma edição do “COMEX DAY” para discutir sobre comércio e indústria

1729

Ontem, dia 29 de janeiro, aconteceu a terceira edição do “COMEX DAY”, um evento promovido pela Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro - CAERJ, que celebra o Dia do Comércio Exterior Brasileiro.

Esse ano, o tema abordado foi “O Brasil no Centro do Mundo” e contou com uma programação diversa com o objetivo de debater sobre os temas mais importantes e atuais do setor do comércio.

O Instituto Rio Metrópole esteve presente sendo representado por Mauricio Knoploch, Diretor de Planejamento e Projetos, Franquis Dias, Diretor de Desenvolvimento Metropolitano Integrado, e Marcelo Lopes, Procurador da Região Metropolitana. Eles participaram do evento e estiveram interagindo com os palestrantes, principalmente durante o COMEX PAINEL I.

A celebração foi dividida em duas partes e terminou com um coquetel. A Parte I, aconteceu de manhã e teve como tema “O momento subnacional e o papel do estado do Rio de Janeiro - A resposta do Brasil ao legado da Índia.”, iniciando às 9h30 com a participação de Thiago Pampolha, Vice-governador do Rio de Janeiro.

O COMEX TALK I teve como tema “Rio de Janeiro no Centro do Mapa do Comércio Internacional - G20 BRASIL 2024” e contou com Thiago Pampolha, Vice-governador do Rio de Janeiro, como palestrante. O tema do COMEX PAINEL I foi “Implementação e Engajamento para Aceleração das Decisões do G20 - 2023 Índia no Estado RJ” com Ana Asti, Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do Estado do RJ, Paulo Protasio, Diretor Executivo - Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do RJ, e outros palestrantes.

No COMEX PAINEL II foi tratado o tópico “As novas Zonas de Processamento das Exportações no Rio de Janeiro - ZPEs RJ”. E para finalizar a Parte I, o COMEX PAINEL III contou com o assunto “Promoção Comercial e Atração de Investimentos para o Estado do Rio de Janeiro”, sendo moderado por Nelson Rocha, Presidente CAERJ.

A Parte II do evento foi de tarde, com o tema “Brasil no Centro do Mapa do Comércio Internacional”. A primeira palestra iniciou às 14h30 com o COMEX PAINEL IV e o assunto foi “As oportunidades e desafios nas operações de exportação no Rio de Janeiro”.

O COMEX PAINEL V, buscou refletir sobre a temática “Oportunidades para Internacionalização de Empresas, Logística e Infraestrutura Sul / Sul / Norte”. O último painel foi o COMEX PAINEL VI com o tópico “Internacionalização de Negócios e Oportunidades de Impacto” que foi moderado por Paulo Protásio.

O evento também marcou o ato de assinatura do termo de implementação e engajamento para aceleração das decisões do G20 - 2023 Índia no estado do Rio de Janeiro. Sendo uma celebração de sucesso que sinalizou uma parceria que visa o desenvolvimento entre os países.

O IRM está engajado nos projetos Rio 2030, onde é Órgão Técnico do Comitê, no G20 Rio Capital, onde irá coordenar o G20 Brazilian Metropolitan Forum.

1705