play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Instituto Rio Metrópole promove seminário do Plano Metropolitano de Saneamento Básico

Instituto Rio Metrópole promove seminário do Plano Metropolitano de Saneamento Básico
img76

 


1753

Nesta terça-feira, dia 27, o Instituto Rio Metrópole (IRM), em parceria com a Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE), realizou o Seminário para Apresentação dos Diagnósticos Setoriais Preliminares e Levantamento sobre o Plano Metropolitano de Saneamento Básico (PlaSan).

No evento, ocorrido no auditório da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ), foram debatidos detalhes das iniciativas para aprimorar a infraestrutura e o saneamento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). Dentre eles, estiveram temas como serviços de captação, tratamento e distribuição de água potável, bem como coleta, tratamento e destinação do esgotamento sanitário e macrodrenagem de águas pluviais. Além disso, foram colhidas contribuições do público para aprimoramento dos dados e sugestões de novos pontos de atenção, que serão analisados e incorporados ao plano pelo IRM e pela COBRAPE.

Compuseram a mesa diretora Joaquim Portella, Chefe de Gabinete do IRM – que também estava representando o Presidente Davi Perini Vermelho –, Bruno Sasson, Diretor de Saneamento Metropolitano do IRM, Mayná Coutinho, Diretora Geral do Comitê GUANDU, Humberto de Mello, Diretor Técnico de Projetos da CEDAE, Mayra de Castilho, Gerente de Projetos da CEDAE, Daniel Moraes, Subsecretário de Infraestrutura e Ambiente do SEAS, José Carlos dos Santos Araújo, Presidente do CSFA, Ernani de Souza Costa, Diretor do Rio de Janeiro do ABES, e Francisco Filardi, Engenheiro Civil - Representante da SEAERJ.

Após as apresentações dos convidados da mesa, a equipe da COBRAPE iniciou a apresentação e o debate sobre os temas: Água, esgoto e macrodrenagem nas metrópoles do Rio de Janeiro. Foram compartilhadas com o público as análises dos dados elaborados após pesquisas em gráficos de estudos sobre saneamento, água e esgoto das cidades.

O documento apresentado ficará aberto para críticas, sugestões e complementações por 20 dias úteis no intuito de melhorias sucessivas do mesmo.