Instituto Rio Metrópole lança projetos para redução de despesas nas contas públicas de energia.

84

17643

Denominados “Nova Energia” e “Metrópole + Iluminada”, eles vão trazer uma série de benefícios para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro

O Instituto Rio Metrópole (IRM) anunciou na última sexta-feira, 15 de março, dois projetos ambiciosos que, juntos, prometem contribuir com a gestão energética e a infraestrutura urbana, trazendo mais economia nas contas de energia do governo estadual e de 19 dos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ): Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, São Gonçalo, Seropédica e Tanguá. Representantes desses 19 municípios estiveram presentes no evento de apresentação dos projetos, realizado no Palácio Guanabara.

“Durante reunião do Conselho Deliberativo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em junho do ano passado, foi aprovada a implementação dessas duas importantes iniciativas. Nossa meta é gerar economia a reduzir despesas de energia elétrica, o que vai permitir tanto para o governo do Estado quanto para esses 19 municípios investir em áreas como Saúde, Educação e Segurança”, explica o presidente do IRM, Davi Perini Vermelho.

Os projetos estão sendo financiados pelo IRM em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), e não contemplam os municípios de São João de Meriti e Rio de Janeiro que já possuem programas próprios de eficiência energética, além de Nova Iguaçu, que já tem um Plano Municipal de Iluminação Pública elaborado.

As iniciativas do IRM vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por buscar uma matriz de energia renovável, como biomassa e solar (ODS 7), tornar as cidades mais seguras e sustentáveis (ODS 11) e implementar medidas para combater a mudança climática e seus impactos (ODS 13).

“Nova Energia”: eficiência e transição energética nos prédios públicos

O "Nova Energia" vai criar um banco de dados e definir uma modelagem de transição, gestão e eficiência energética em prédios públicos desses 19 municípios e do Estado em todo o território do Rio de Janeiro.

Conduzido pela empresa vencedora da licitação, Inducta Energy Transition, o projeto procura reduzir o consumo de energia, mapear características de consumo e identificar oportunidades de otimização financeira e eficiência energética. Também prevê estudos para transição da matriz energética e estratégias de contratação de energia sustentável.

Metrópole + Iluminada: modernização da iluminação pública

Com o “Metrópole + Iluminada”, o IRM oferece a estruturação e o suporte necessário para que esses mesmos 19 municípios possam gerir, ampliar, operar e manter seus parques de iluminação pública por meio do melhor modelo a ser indicado nos estudos. Além da substituição das lâmpadas por tecnologia LED, o projeto vai sugerir soluções de telegestão e monitoramento remoto.

Com base em casos bem-sucedidos em cidades que conduziram iniciativas de modernização e eficientização energética, o IRM prevê mais segurança, redução no número de acidentes e promoção de qualidade de vida já que o cidadão vai poder realizar atividades recreativas e esportivas em áreas até então pouco movimentadas. Todo esse cenário incentiva também atividades econômicas.

Sobre o IRM

O Instituto Rio Metrópole (IRM) é o órgão executivo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro com a responsabilidade de implementar as decisões tomadas pelo Conselho Deliberativo da Região Metropolitana. Sua missão é garantir o suporte necessário para o exercício das atribuições do Conselho, detalhando as diretrizes gerais, planos e normas metropolitanas definidas pelo órgão.

O IRM desempenha um papel fundamental na coordenação e na elaboração de projetos para a Região Metropolitana, buscando promover o desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida e a integração dos municípios que compõem essa área geográfica.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, o Instituto Rio Metrópole atua de forma estratégica, buscando soluções inovadoras e eficientes para os desafios urbanos enfrentados pela região. Seu trabalho é essencial para o planejamento e a gestão integrada do território metropolitano, visando o bem-estar e o progresso de seus habitantes.

Para saber mais sobre o trabalho do Instituto, basta acessar www.irm.rj.gov.br.

Contato de imprensa: Luã Guimarães, Coordenador de Comunicação do IRM - lguimaraes@irm.rj.gov.br